quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Malhas para bebés e... nova imagem.


Ontem, depois de ter publicado um pequeno vídeo, entrei no blogue e achei-o muito escuro, pouco atraente, sobretudo nesta fase de outono em que o ambiente já é escuro quanto baste. Estive perto de uma hora a personalizar a imagem do blogue... sim, uma hora! Na verdade tenho pouquíssimas bases de informática na óptica do utilizador. Tudo o que faço nesta área aprendi por tentativa e erro e o blogue foi todo feito por mim, incluindo as configurações e definições, daí que só ontem me predispus a despender algum tempo para o personalizar.
Penso que ficou com um ar mais leve e atractivo...
Para comemorar coloco aqui umas fotos do meu querido gato, o Amigo
 








terça-feira, 11 de novembro de 2014

Coisas de gatos e... outros animais!

Descobri este vídeo enquanto pesquisava algo para o Mestrado. Fiquei deliciada e mais não conto para não estragar a surpresa.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fHT1nAX46dM

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Malhas para bebé e...senhora

Bem, tal como disse a 25 de Setembro, estou a frequentar um Mestrado e o meu tempo ficou muito reduzido desde que as aulas tiveram início. Essa é a razão porque não tenho publicado nada nos últimos tempos embora todos os dias pense no blogue e me proponha roubar tempo a outros afazeres para me dedicar a ele mas até agora tem sido impossível.
No início de Setembro estava com tempo (na verdade nunca tenho tempo porque ainda não terminei o que tenho entre mãos e já estou a pensar noutro artefacto qualquer para fazer!), olhei para um saco de lãs que uma amiga me deu por não as poder utilizar devido a problemas de coluna e pensei o que poderia fazer com elas... Sentei-me, agarrei nas agulhas de tricot, fiz uma amostra com ponto de arroz e sem hesitar nem sequer fazer contas para as medidas comecei a tecer. Só houve um pequeno problema, o fio não chegava para as mangas. Fui a duas lojas de lã mas não havia fio igual. Não me atrapalhei e comprei uma lã matizada! 
Na foto não parece muito interessante mas a verdade é que fica bem quando vestido. A primeira vez que o vesti duas colegas do Mestrado gostaram tanto que querem um semelhante. Confesso que me sinto muito bem com ele vestido embora não tenha seguido medidas limitando-me a seguir o instinto...



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Malhas para bebés... e os bebés propriamente ditos!

 Há alguns dias atrás encontrei este pequeno vídeo que foi publicitado no Google+. Já que este blogue se dedica essencialmente a malhas para bebé e eles estão sempre na minha mente quando estou a fazer esses trabalhos, tentando encontrar forma lhes proporcionar maior conforto, justifica-se que "os principais personagens" sejam aqui apresentados.
Achei o vídeo muito interessante e divertido.

https://www.youtube.com/watch?list=PLk77qZTkenIBq-AAoouW_jJ0rLu7G3OgT&v=7L-8nz3uf0g&feature=player_embedded













segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gorros e mais gorros para bebé em malha

Bem, esta foi a fase dos gorros! No Outono de 2012 estava com pouco trabalho e deu-me para fazer experiências com gorros. Infelizmente a lã que comprei não era da mais interessante para este tipo de trabalho.
Alguns deram-me muito trabalho porque há coisas que são muito complicadas de fazer na máquina, como aumentar ou diminuir malhas no meio do trabalho, mas que feitas manualmente não apresentam nenhuma dificuldade.
Não voltei a fazer mas ando a pensar nisso só que com uma lã mais interessante para o efeito.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

... e uma loja de lãs.

Hoje vou colocar fotos de uma loja que fica na baixa de Leiria e sempre que vou lá sinto-me como se estivesse na minha sala de estar porque dispõe de 2 sofás individuais, um onde a dona da loja costuma estar a fazer malha, renda ou outra coisa qualquer e no outro não é raro ter uma senhora sentada, também ela com algo entre mãos e a tirar dúvidas sobre como confeccionar o que se encontra a fazer. De vez em quando acontece ser eu própria a tirar dúvidas às clientes ou a ensinar como se cose determinado tipo de costura.
Apesar de ser uma loja de lãs e alguns acessórios foge à loja típica deste ramo já que tem poucas prateleiras, apenas as suficientes para mostrar o que há disponível estando o grosso desta mercadoria numa sala à parte, uma cómoda, um pequeno baú, cestos com lãs... enfim, sinto-me em "casa" com o bem-estar que proporciona.
Nestas fotos a montra tinha sido acabada de ser feita para a nova estação, o Outono. Não dá para apreciar bem porque para além do reflexo a rua é muito estreita e ficaram o melhor que é possível para uma máquina fotográfica Cannon de trazer "por casa". Gostei muito da decoração da montra e perguntei à dona se podia tirar fotos, colocar no blogue e aqui estão elas.
Costumo deixar algumas das minhas coisas nesta loja e as pessoas gostam muito. Acho piada porque as minhas costuras são sempre alvo de atenção por parte das clientes que vão entrando, que são muito perfeitas, como é que faço para que tudo fique tão certinho... Escusado será dizer que as clientes são pessoas que gostam de fazer trabalhos à mão mas para quem as as costuras são sempre uma "carga de trabalhos". Daí que por vezes me transforme numa "instrutora" de costuras em malha.

Montra da Entre Linhas












A televisão é das primeiras a cores que apareceram em Portugal e foi-me dito que ainda funciona.
A espécie de pergaminho diz "troque as novelas por novelos"

















Pormenor do interior da loja e onde estão expostas duas peças minhas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Macaco de bolsos com riscas

Este modelo deve ter 3 anos desde que o fiz pela primeira vez. Dá-me muito trabalho coser os bolsos, quanto mais pequenas são as coisas mais complicadas são as costuras. No entanto gosto muito deste modelo e isso contribui bastante para diminuir o stress das costuras.

Macaco de bolsos com riscas em lã
















Frente e costas do macaco de bolsos com riscas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Malhas para bebés e... Leiria.

Disse anteriormente que tenho dois sítios predilectos em Leiria: a zona ribeirinha do Lis e a zona antiga da cidade. Esta semana andei pela zona antiga e tirei fotos a uma casa que já vi vezes sem conta mas o fascínio que sinto por ela é sempre o mesmo, o fascínio permanece inalterado como se a visse pela primeira vez! Os azulejos, o passadiço (penso que se chama assim) que liga as duas casas, as janelas e as varandas formam um conjunto tão harmonioso que fico sempre impressionada e tenho de parar para admirar um ou outro pormenor que me escapara antes 
Deve ter sido uma casa senhorial que neste momento não se percebe muito bem mas parece estar no mais completo abandono. Que pena! Está numa área considerada turística e a sua recuperação seria uma mais valia para a cidade.








quinta-feira, 9 de outubro de 2014

... e outras coisas!

Bem, quem é curioso e leu o meu perfil sabe que me dediquei à cerâmica como actividade profissional. Na verdade tentei mas não fui bem sucedida financeiramente por dificuldade de escoamento da pequena produção artesanal e praticamente de peças únicas, sendo que a maioria delas serviu para participar em exposições colectivas e individuais onde pouco ou nada se vendia. 
Foi uma experiência de que guardo boas recordações, já lá vão mais de 20 anos que não ponho as mãos no barro mas ficou sempre o "bichinho", a paixão pela cerâmica.
À falta de barro e porque há anos que "luto" com dois utensílios de trabalho que teimam em ficar perdidos na mesa e levo tempos infinitos até os encontrar, decidi fabricar, mesmo sem barro, um suporte para ambos os utensílios. A matéria prima utilizada foi... pão! Sim, foi pão. 
Nos almoços longos com amigos tenho o péssimo hábito de pegar em pão, esmagá-lo entre os dedos até o reduzir a uma massa compacta mas moldável e, meio à socapa para ninguém ver, costumo fazer pequeníssimas taças ou outro tipo de vasilhas com formas variadas. Uma vez um amigo decidiu pôr a secar uma dessas "preciosidades", isto à perto de 10 anos, mas a verdade é que ainda anda lá por casa do amigo. E pronto, não havia barro mas havia pão! E a vontade de fazer era tanta que fiz o tal suporte e não me fiquei por aí... Tenho mesmo de procurar barro em Leiria porque afinal o "bichinho" continua bem vivo!

A peça quando o pão ainda estava húmido

A peça já bem seca e decorada. E com os tais utensílios "marotos" que teimam em ficar perdidos


Um cinzeiro feito pelo mesmo processo mas não secou muito bem e rachou por a base ser mais espessa que os bordos
Novo cinzeiro, visto por cima, ainda na fase inicial e no qual tive mais cuidado com as espessuras para que não abra fendas
O mesmo cinzeiro visto de lado

domingo, 5 de outubro de 2014

Malhas para o evento de Arrabal

Tinha dito que iria publicar as roupas que enviei para o evento que ocorreu no Arrabal no passado fim de semana e aqui estão elas. Não fiz muitas coisas porque o tempo entre o convite para participar e o início do evento foi apenas de uma semana. 
Segundo me foi dito as pessoas gostaram muito e isso deixa-me orgulhosa do meu trabalho.
Algumas coisas já aqui tinham sido mostradas, como as toucas ou o casaco cruzado, mas foi exactamente isto que esteve exposto.

Toucas com folho e toucas com torcidos em lã
 Jardineira em lã
Costas da jardineira
Jardineira com torcidos em lã aberta à frente
 Costas da jardineira com torcidos
Casaco com riscas em lã
 Costas do casaco com riscas
Casaco cruzado em lã
Casacos cruzados em lã
Calção com torcidos e laço em lã
Calção com torcidos e laço em lã
Casaco com riscas em lã
Costas do casaco com riscas
Casaco com riscas nas mangas em lã
Costas do casaco com riscas nas mangas
Casaco com riscas em lã
Costas do casaco











domingo, 28 de setembro de 2014

Macacos, casacos, toucas... e outros eventos!

Hoje deparei-me com algo inesperado no jardim Camões, em Leiria. Ia a passar quando vi uma enorme multidão e como não sabia de que se tratava resolvi dar uma olhada. Pelos vistos as nossas forças de defesa estavam a fazer uma mostra de diversas áreas em que intervêm. No caso do ajuntamento tratava-se de uma demonstração de obediência de cães pastor alemão, um deles totalmente preto, muito bonito e invulgar.
Decidi tirar fotos e aqui estão elas. É que, se pudesse, teria um jardim zoológico e não me ficaria por apenas um gato denominado "comum europeu", que é uma forma "chique" de denominar o meu querido rafeiro e teria cães, galinhas, patos, porcos, vacas, texugos e um sem número de outras espécies de animais.
Não gosto do "pano de fundo" das fotos mas não fui eu quem escolheu o local para a demonstração...

Nesta fase os cães estão com trela e caminham descrevendo um círculo ao lado dos tratadores














À voz de comando os cães sentam-se
Voltam a descrever um círculo à voz de comando dos tratadores

Aqui é retirada a trela
















Os cães permanecem ao lado dos tratadores, já sem trela.
À voz de comando dos tratadores todos se deitam
Permanecem deitados enquanto os tratadores os contornam em círculo mas olham ansiosos à procura do respectivo tratador

Sentam-se à voz de comando dos tratadores que voltam a descrever um círculo à volta deles














Aqui permanecem de pé enquanto os tratadores descrevem o círculo mas houve um deles que não se conteve e quase correu atrás do tratador. Emocionante o apego que os animais têm aos humanos...











  

Nesta fase o cão tem de passar por entre as pernas do tratador